PLANEJAMENTO

Cada pessoa tem seu sonho, seus lugares prioritários para visitar e por isso é importante que você faça um planejamento inicial - nem que seja pra depois mudar tudo! ;)

COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA COM AS DICAS ABAIXO:

SEGURO SAÚDE

CARTÃO INTERNACIONAL

Cada destino tem mil variáveis para se pesquisar e aqui vou deixar alguns exemplos de coisas que eu já fiz pra conseguir me planejar.

Vamos parar de sonhar e começar a colocar em prática? Vai clicando em todos links abaixo que sugeri e comece agora a fazer seu planejamento junto comigo!

MAPA

Para começar a definir o roteiro, você precisa de um bom mapa da Europa para se localizar e evitar longos deslocamentos ou zig zags desnecessários. O mapa que eu uso é esse aqui. Gosto dele porque ele carrega rápido, sua visualização inicial mostra as principais cidades e posso ir dando zoom sem que ele trave. Além disso ele está em Inglês, o que é muito importante para pesquisar corretamente os nomes das cidades em sites de transporte, por exemplo.

PLANILHA

Você vai alterar seu roteiro no mínimo umas dez vezes antes se decidir por tudo. Não se desespere, isso é normal. Para facilitar sua organização, o melhor meio é fazer uma planilha no Excel. Se você não domina o programa faça em papel mesmo usando a velha e boa régua. De preferência faça novas planilhas com as modificações ou crie novas colunas no Excel para comparar os roteiros.

Pode ser que na sua última mudança, queira se lembrar de quantos dias você queria inicialmente ficar em Paris e você pode consultar essa informação se não tiver jogado fora a primeira. Até que os planos estejam fechados é melhor acumular a maior quantidade de opções e ideias possíveis que você teve. Marque também os finais de semana pra você se situar no tempo e pesquisar se tem algum evento que você queira ir nesses dias.

 

 

Exemplo da minha planilha. Em amarelo são os finais de semana.

 

DESLOCAMENTOS

Na Europa você pode se deslocar de avião, trem, ônibus, barco, carro, são inúmeras opções. Você pode mesclar alguns, o mais apropriado para cada destino depende de você. Quer chegar mais rápido, quer conforto, quer o melhor preço? Isso só você pode responder. Para te ajudar na pesquisa, seguem alguns links que utilizei várias vezes abaixo. Alguns só estão disponíveis na língua nativa do país e em Inglês, por isso a importância que dei à esse quesito no mapa acima.

  • Avião

 

Skyscanner – Similar ao nosso decolar.com, ele pesquisa o preço mais barato de passagens áreas.

 

Ryanair – Companhia aérea low cost (baixo custo) que tem na função “Fare Minder” a opção de você colocar de qual cidade/aeroporto você vai sair e qual o intervalo de datas que você tem disponível para viajar e ele apresenta os melhores preços e destinos para você. Foi assim que achei meu voo para Barcelona por 20 euros.

 

Exemplo do “Fare Finder” com a opção de voos saindo de London Stansed entre os dias 02/11 e 02/01.

 

Easyjet – Outra companhia low cost, que tem na função “Viajómetro” sistema de busca similar ao mostrado acima, mas busca os preços somente para datas pré determinadas por você, ao invés de um intervalo de tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa por voos saindo dia 03/11 de London Stansed.

  • Trem

 

Raileurope – o skyscanner dos trens. Excelente para pesquisar as melhores opções mas se comprar pelo site deles sai bem mais caro do que diretamente pelas companhias.

 

Eurail – oferece passes para viajar por uma quantidade de países pré definidos por um prazo também definido a sua escolha. É mais caro do que comprar cada trecho separadamente mas para quem viaja sem roteiro pré definido pode ser uma boa opção.

 

Eurostar – famoso trem sob o canal da Mancha. Existem vários itinerários para cidades dentro da Inglaterra além de França, Bélgica e Suíça. Com conexões também é possível ir para a Holanda e Alemanha.

 

TGV – Trens dentro da França e também com itinerários incluindo a Alemanha, Bélgica, Espanha e Luxemburgo.

Tremitalia – Trens dentro da Itália e também ligando a Itália à França.

 

SBB – Trens dentro da Suíça, deslocamento entre cidades centrais e nas cidades dos Alpes.

Renfe – Trens para se locomover dentro da Espanha e com rotas também para Portugal e França.

  • Ônibus

 

Eurolines – Tem muitos itinerários principalmente na Europa Central, acredito que seja um dos mais utilizados.

 

Student Agency – Empresa tcheca, com os principais itinerários no Leste Europeu.

HOSPEDAGEM

Existem várias formas de se hospedagem, tudo depende do seu estilo. Desde hospedagem gratuita que eu já expliquei aqui até resorts luxuosos. O importante aqui é você pensar na localização. O que eu mais vejo quando estou viajando são pessoas que ao tentar economizar em hospedagem acabam gastando muito mais com transporte. Atenção com isso, você pode pesquisar por aqui e já ir colocando na sua planilha essas observações.

DINHEIRO

 

Leve três alternativas para não passar aperto:

  • CASH: a melhor opção é sempre o dinheiro vivo porque é bem mais prático

  • DÉBITO: faça um cartão e mantenha um saldo mínimo para alguma eventualidade

  • CRÉDITO: use somente em casos emergenciais

Além disso, calcule quanto você pode gastar por dia e tente não ultrapassar. Controle seus gastos para não passar aperto e aproveitar sua viagem!

 

Se você leu até aqui, é porque realmente quer muito ir e já está com o sonho na sua cabeça. E talvez é agora que você me pergunte quanto dinheiro eu preciso levar? E é aqui que vou te deixar sem resposta, isso é muito pessoal e por mais que você sempre queira ter uma média, pergunte pra mil pessoas diferentes, você sempre vai ficar inseguro. Mas a boa notícia é que eu viajei com muito pouco e se você for para realmente aproveitar a cidade, sem fazer questão de pagar todas as entradas em museus, parques, atrações, andar bastante, beber e comer sem ostentação, é possível viajar com o que você tiver!

Outra dica importante é que quanto mais dinheiro em cash você levar, mais vantagem você tem na cotação (não paga os impostos e taxas do cartão de débito para o exterior).

Além disso, se você for para países que não tem o euro como moeda principal (ex: Inglaterra, Suíça, Hungria, entre outros), você precisa ter dinheiro em cash para trocar pela moeda deles. Isso evita pagar taxas de saques e mais as tarifas da casa de câmbio.

 

MOCHILA

Você irá carregá-la o tempo todo durante a viagem, por isso escolha uma mochila de qualidade. Dê preferência para as mochilas que possuam regulagem de altura, costas acolchoadas e demais itens para seu total conforto. Não economize ou irá se arrepender assim como eu no meu primeiro mochilão. Depois que aprendi comprei uma mochila melhor que hoje é meu xodó. 

O que levar?

Somente o essencial! Mesmo! Roupas lisas, confortáveis e que sejam fáceis de lavar e não amarrotem! Seja prático e desapegado para não passar aperto durante a viagem. Não se esqueça do tênis e do chinelo para tomar banho.

Leve seus itens de higiene pessoal e um kit bem básico de farmácia e primeiros socorros além dos itens indispensáveis:

  • Cadeados com senhas

  • Porta dinheiro para colocar na cintura

  • Documentos principais

  • Adaptador universal

SEGURO VIAGEM

É importante que você faça um e em alguns países é obrigatório.

Sei que teria muuuuito mais a falar, mas se você sentiu falta de alguma coisa específica comenta e eu tento ajudar.

 

O assunto é extenso mas se você realmente quiser viajar, vai conseguir! Pensamento positivo!

SEGUROSPROMO

O Airbnb é a plataforma de hospedagem em casa de locais. Se você nunca utilizou, fazendo seu cadastro e sua reserva através do link acima você pode ganhar até R$ 100 de desconto!

PAYONEER

O Airbnb é a plataforma de hospedagem em casa de locais. Se você nunca utilizou, fazendo seu cadastro e sua reserva através do link acima você pode ganhar até R$ 100 de desconto!