top of page

Visitando Angkor Wat no Camboja

Quem já viu o filme Tomb Raider com Angelina Jolie deve se lembrar dos templos onde a personagem Lara Croft está lutando por várias vezes com os inimigos. Esses templos ficam localizados em Siem Reap, no Camboja, e fazem parte do complexo de Angkor Wat, que é o nome desse templo atrás de mim na foto abaixo.


O complexo tem uma área de em média 400 km², é Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO, é a construção com a maior estrutura religiosa do mundo e um dos mais importantes sítios arqueológicos.


O ingresso para visitar tem o valor de US$ 37,00/pessoa para quem irá visitar por somente um dia e US$ 62,00/pessoa para quem irá visitar por dois ou três dias. Para que ninguém repasse o ingresso para outra pessoa, na hora da compra uma foto é impressa diretamente no bilhete e por isso não existem ingressos à venda pela internet, somente na hora. É importante guardar o ingresso mesmo após entrar ao parque pois eles são solicitados para a conferência novamente em alguns templos.


É permitida a visitação de quase todos os templos - quanto mais você quiser conhecer, mais dias você deve programar já que o parque é muito grande. Existem centenas de monges budistas que moram no complexo, porém em uma área em que não são permitidas visitas. Alguns ficam abençoando as pessoas nos templos.


A história do complexo é diretamente relacionada à disputas de território e religião, inclusive por este motivo um dos templos possui a face esculpida de Buda dos 4 lados para fazer referência ao hinduísmo e ao Deus Brama (que tem 4 faces). É o único local do mundo que reúne templos originalmente hindus e budistas e que em alguns momentos consegue fazer a fusão das duas religiões/filosofias de vida utilizando os mesmos símbolos.


A visita foi espetacular pois toda a história de Angkor Wat, toda a história da relação entre Camboja, Laos, Vietnã e Tailândia e as guerras entre os países, todas informações sobre a relação entre hiduísmo e budismo, quais eram as funções originais de cada construção, absolutamente tudo, foi explicado pelo Alex (foto abaixo), guia cambojano que fala Português perfeitamente e mais seis línguas e é autoridade ao contar a História desde o início dos séculos e qual a influência da China, Russia, França e Inglaterra sobre toda a região que era conhecida como Indochina, além de ser super simpático e sorridente.


Sem a presença dele não teria sido tão fantástico como foi. Não visite Angkor Wat sem um guia, é uma economia que na minha opinião não vale a pena pois é tudo tão rico de cultura que merece alguém capacitado para te acompanhar. Você pode contratar os serviços do Alex por este site aqui.

Viajar para a Ásia é como viajar para outro planeta, abra sua mente e coração e não deixe de investir no conhecimento que essa viagem pode te agregar.


Caso você queira uma hospedagem para se sentir em casa no Camboja, eu recomendo você ler esse post aqui.

E você, já visitou Angkor Wat? Como foi sua experiência?

Se ainda não visitou, tem vontade?

Deixe seu recado nos comentários aqui embaixo!

52 visualizações
bottom of page