top of page

Você se conhece?

O famoso ditado “não conhecemos ninguém de verdade” pode ser aplicado a nós mesmos. O autoconhecimento é difícil de ser alcançado justamente porque muitas vezes entramos no embalo da rotina cotidiana e não paramos para pensar se realmente estamos fazendo algo que nos dá prazer, em quê nós realmente somos bons e como gostaríamos de viver. O trabalho está diretamente relacionado a isso, pois é dele que dependemos e é ele que nos leva aos nosso objetivos e nos ajuda a concretizar nossos sonhos.


A importância do autoconhecimento é maximizada pelo fato de que se você diariamente se sente realizado e sabe o que te motiva, suas chances de sucesso aumentam e sua felicidade é uma constante. Porém, tudo que eu falar aqui só será de fato assimilado depois que você souber quem você realmente é e perceber o quanto isso é maravilhoso!




Eu precisei de uma viagem sozinha para aos 27 anos descobrir quem sou eu e como eu realmente quero levar minha vida. Mas existem várias formas para isso, e é delas que irei falar:


– Coaching: sessões individuais ou em grupo com profissional experiente e que irá através de perguntas te ajudar a encontrar suas respostas. Isso me lembra muito o livro “O Mundo de Sofia”, que confesso, li pulando vários cursos de filosofia. Aos 13 ou 14 anos (mais ou menos quando li) a história pra mim era mais excitante do que muitas das teses filosóficas que a época eu não assimilava (e ainda hoje, é tarefa instigante para mim);


– Viagem sozinho: viajar é sempre bom, mas sozinho te tira da sua zona de conforto. Você é obrigado a interagir com as pessoas, se virar, e tendo só você como companhia é natural que pense mais sobre sua própria vida, o que você normalmente não faz no dia-a-dia (não se engane, você não consegue pensar na sua vida e se autoconhecer somente colocando a cabeça no travesseiro antes de dormir, você precisa se afastar de tudo para que isso realmente ocorra);


– Testes: existem vários testes legais, que demandam uma tarde de sábado ou uma madrugada. O importante é que você esteja sozinho e com a certeza de que não será interrompido. Você encontra vários na internet, é uma forma de começar - não se limite a eles;


– Retiro espiritual: passar um final de semana isolado num retiro pode ser uma boa opção. Existem vários no Brasil e você pode escolher de acordo com sua religião, se assim preferir. Tem um que está na minha lista de desejos. Prefiro compartilhar após vivenciar a experiência e depois venho contar como foi.


Enfim, existem várias opções e o que é importante frisar é o resultado final: você se autoconhecer e sentir que isso realmente trás uma melhora significativa na sua vida. Não deixem de buscar isso, por vocês mesmos.


E se, caso já tenham percebido a importância e encontrado algumas respostas, compartilhe comigo!


E por favor, viagem!! Para uma cidade a 15 km da sua ou para o outro lado do mundo, mas vá!


50 visualizações
bottom of page