top of page

Hospedagem gratuita e com interação

Muita gente sonha em viajar mas um dos motivos que fazem com que elas desistam é a hospedagem. Hostel já não é sempre tão barato e muitas vezes você vai ficar em um quarto com 20 pessoas, banheiro sujo, wifi ruim e todos os inconvenientes que normalmente você desconsidera em troca de fazer amizades e salvar dinheiro.


Durante a minha Eurotrip utilizei bastante o couchsurfing, que nada mais é que um site de troca de hospedagem gratuita. Você pode ficar na casa de algum morador na cidade que você está indo visitar e em troca oferecer o seu sofá para outros viajantes dormirem também.




Mas, atenção: couchsurfing não é um hotel free. Você estará na casa de outra pessoa que gentilmente aceitou te receber com a intenção de fazer amizade, conhecer um pouco mais da sua cultura ou praticar um pouco o Português (no nosso caso) que ela já está estudando e precisa de alguém para colocar em prática. Os motivos são os mais variados.


Fiz um almoço caprichado para minha host (pessoa que te recebe – anfitrião) e 1 casal de amigos dela em Paris e tenho certeza que eles adoraram – pois até repetiram – além dos vinhos, cidras e cervejas tomadas. Em Barcelona conheci uma estudante polonesa de engenharia nuclear que passei uma agradável hora conversando. E assim vamos deixando um pouquinho de nossas experiências e levando um pouquinho das experiências dos outros.



Ao montar seu perfil no site, seja verdadeiro sobre quem é você realmente. Não adianta escrever que adora festa, quando na verdade a sua intenção é acordar cedo, visitar todos os museus da cidade e à noite apagar. Informações claras sobre você facilitam você conseguir hosts que se identificam e com isso você terá grandes chances de fazer amizades.


Para a sua segurança e a do seu anfitrião, o site possui uma ferramenta para que uns deixem referências aos outros – classificadas como positivas, neutras e negativas – e assim, antes de você enviar um convite ou receber alguém na sua casa, você pode conferir as avaliações que essa pessoa recebeu. E o melhor é que o dono do perfil não pode editar nem remover nenhuma referência recebida, o que reforça a confiabilidade das informações.


Você pode se cadastrar com o facebook. Faça isso e venha me contar o que achou do site.


Se quiser me adicionar por lá e ver minhas referências, o meu perfil do couchsurfing é esse aqui.